Por que investir em marketing no Facebook?


Muitas empresas ainda têm dúvidas quanto a marketing nas redes sociais, em especial no Facebook. Para muitos este ainda é considerado um investimento secundário. No entanto, o crescente número de usuários brasileiros no Facebook chama a atenção para a necessidade de construir uma fanpage. Conversando com consumidores e empresários de diversos setores escutei a mesma afirmação, “hoje raramente procuro pelo site da empresa, antes de mais nada confiro seu Facebook”.

Essa é uma realidade a qual todos temos que nos adaptar. Há apenas alguns anos possuir um website era crucial para empresas. Hoje a presença nas redes sociais é o que determina se sua empresa existe ou não para seus consumidores.

Por que investir no Facebook?

O Facebook possui hoje mais de 72 milhões de usuários somente no Brasil. Então se a sua empresa não está no Facebook ela perde a chance de entrar em contato com milhões de clientes. Contudo não basta criar uma fanpage e publicar qualquer conteúdo nela. É preciso traçar uma estratégia de marketing eficaz para atingir estes potenciais consumidores.

Em meio a tamanha concorrência com outros meios como TV, celulares, pessoas, internet as empresas devem procurar uma maneira de se destacar em meio ao bolo de informação oferecido para os usuários. E ganhar a atenção destas pessoas não é fácil. A chave para o sucesso é conteúdo. Publicar informações relevantes para os usuários é o que fará com que eles passem mais tempo na sua página. Mas adianto que conseguir a atenção dos fãs em meio a tanta concorrência não é tarefa fácil.

Retribua o carinho de seus fãs

Ao escolher a sua página ao invés de outra qualquer, curtir comentar e compartilhar seu conteúdo seus fãs mostram o quanto apreciam a sua marca. Retribua este carinho realizando concursos, sorteios, ofereça cupons de desconto e compras coletivas na sua página. Você pode a princípio pensar que o investimento não vale a pena, mas pense em como seus fãs ficarão satisfeitos e continuarão a visitar a sua página – e mais eles estarão ainda mais inclinados a consumir seus produtos também.

Realizar campanhas na sua página não é somente um forma de cultivar os fãs que você já possui, é também uma maneira de atrair novas pessoas para sua página. E aumentar ainda mais a visibilidade da sua marca e com isso atingir mais potenciais clientes.

Mas não para por aí. Ao realizar campanhas de concursos e sorteios, você coleta dados e informações sobre as pessoas que estão interessadas nos seu produtos. A partir destes dados você pode traçar um perfil dos potenciais consumidores de seu produto – informação importantíssima para você continuar atingindo pessoas com real potencial de compra.

Conclusão

Nós passamos grande parte do nosso dia conectados ao Facebook, assim como seus consumidores. Utilize isso a favor da sua empresa. Não veja o Facebook somente como uma ferramenta de interação com seus fãs. Veja como uma ferramenta de marketing e um importante canal de comunicação com seu público. Produza conteúdo relevante e agradeça a fidelidade de seus fãs realizando campanhas de concursos e sorteios. Veja sua página crescer em likes e engajamento e suas vendas aumentarem!

 

Ainda não está convencido?  Deixo mais algumas justificativas abaixo:

– Mais um (ótimo) canal de distribuição: Uma das atividades básicas do Marketing Digital é produzir conteúdo. Porém, não basta publicá-lo no seu site/blog e esperar que as pessoas cheguem por mágica. Sua empresa precisa promovê-lo, e neste ponto quanto mais Alcance (seguidores, fãs, assinantes, etc.) a sua empresa possui, melhor. Até pelos números apresentados acima, a página da empresa no Facebook é um excelente canal de distribuição de conteúdo e informações da empresa.

(Lembrando: empresas devem ter páginas, e não perfis no Facebook)

– Caráter viral: O Facebook investe muito em ferramentas que permitem que os usuários espalhem bons conteúdos para seus amigos, tanto dentro quanto fora do próprio Facebook. Em particular, há uma que “pegou” de fato: o botão Curtir. É uma forma muito fácil e rápida dos usuários demonstrarem que gostaram do conteúdo (e espalharem para seus amigos), e por isso grande parte blogs hoje já o usam, inclusive a gente 😉 (se ainda não reparou, basta olhar na parte de cima deste post).

– Comprovação social (social proof): Quando uma pessoa “Curte” um post, um site ou uma página no Facebook, essa informação fica disponível para seus amigos quando eles visitam aquele endereço. Isso tem um impacto muito grande no estabelecimento da confiança com o novo visitante. Por exemplo, se eu entro em um post e vejo a recomendação de amigos como na figura abaixo, dificilmente vou deixar de conferir o conteúdo.

Além disso, o Facebook ainda oferece o Like Box, que é uma caixa que você pode colocar no site para mostrar as pessoas que curtiram a sua página.