Coronavírus: como meu negócio pode se manter com a pandemia?


Entenda o que é a doença Covid-19 (corona vírus) e veja alternativas para que sua micro ou pequena empresa possa contornar a crise

Por essa ninguém esperava. A pandemia do coronavírus, nome popular da doença Covid-19, acaba de ser decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A doença, que tem pouco menos de 4 meses, está mudando

hábitos do mundo inteiro, inclusive do Brasil. Como uma das medidas de prevenção, é preciso ficar em isolamento domiciliar, alternativa que pode prejudicar muitos negócios. 

Foi por isso que o INOVARE pensou em alternativas para que o empreendedor possa continuar com seu negócio. Mas antes, vamos entender mais sobre a doença e as últimas atualizações sobre a pandemia do coronavírus (Covid-19).

O que é o coronavírus?

O coronavírus é o nome de uma família de vírus, conhecida desde 1960. Chamamos-o assim por causa do seu formato de coroa. O novo coronavírus, foi descoberto no final de dezembro de 2019 e sua doença chama-se Covid-19. 

A patologia causa infecções respiratórias e podem provocar outras doenças, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). 

Seus sintomas incluem: 

  • Tosse seca ou com secreção;
  • Febre acima de 37º;
  • Dificuldade de respirar;
  • Insuficiência renal (caso mais grave);

Outros sintomas:

  • Congestionamento nasal;
  • Dores no corpo;
  • Inflamação na garganta;
  • Diarreia. 

Como se transmite a doença?

A transmissão da Covid-19 pode ocorrer de três formas. 

  1. Pelas vias respiratórias, pelo ar e por gotículas vindas de espirros e da fala de pessoas infectadas;
  2. Por contato físico, quando as gotículas com vírus alcançam mucosas dos olhos, nariz e boca por meio de beijos e abraços;
  3. Por contato com superfícies contaminadas. No caso, as gotículas com vírus ficam depositadas em locais como maçanetas ou corrimão e as pessoas podem se infectar ao tocar superfícies e levar as mãos aos olhos, nariz e boca. 

Quais as formas de prevenção? 

A melhor forma de prevenção é manter a higiene em dia. Lavar as mãos com água e sabão e passar álcool em gel quando estiver fora de casa são medidas necessárias para manter as mãos limpas.

Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca, mesmo com as mãos limpas e fique em ambientes ventilados e sem aglomerações. A higienização de superfícies também é muito importante para prevenir o contágio com o novo coronavírus. 

O uso de máscaras é recomendado apenas para quem estiver com apresentação de sintomas, como tosse e coriza. O Ministério da Saúde também recomenda que se evite o compartilhamento de itens pessoais, como talheres e toalhas. 

Além disso, fique mantenha a distância mínima de um metro e meio de pessoas que estejam espirrando ou tossindo. Caso os sinais sejam agravados, procure auxílio médico. 

Coronavírus no Brasil: o que está acontecendo?

A doença está se espalhando rapidamente pelo país. Até os últimos dados, de 23 de março de 2020, são 1.965 casos de Covid-19 confirmados e 4 mortes registradas. As aulas nas redes pública e privada, em escolas e universidades foram suspensas. Além de shows, feiras, eventos esportivos, entre outros, em diversos estados brasileiros. 

O isolamento domiciliar é uma das medidas mais salientadas pelo governo para que as pessoas não frequentem lugares em grande quantidade. A transmissão comunitária, aquela em que não é possível identificar a cadeia de infecção, é mais comum nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. 

O governo já determinou o fechamento de fronteiras com países da América do Sul, como Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru e Suriname. A saúde brasileira pode ficar sobrecarregada com a procura por atendimento em caso de suspeita. Por isso, é melhor evitar hospitais e buscar ajuda somente quando os sintomas se agravarem. 

Como posso continuar com meu negócio?

Com a pandemia de coronavírus no país, os pequenos negócios precisam buscar novas formas de se reinventarem para não ter grandes prejuízos com a crise. Os empresários que estiverem trabalhando com caixa apertado podem se prejudicar mais nessa época de instabilidade econômica. 

Veja alternativas para contornar o problema.

1. Comece com vendas online

Se você tem a possibilidade de oferecer seus produtos ou serviços de forma online é melhor aproveitar. Sem poder frequentar shoppings e centros comerciais, os consumidores estão se voltando para as compras em sites, principalmente, quando estamos falando de itens de primeira necessidade, como produtos de higiene e alimentos.

2. Procure negociar despesas

Para não ficar sem recursos rapidamente, antecipe o contato com fornecedores para negociar despesas. Como o problema é global, há empresas que estão dispostas a negociar para não sair no prejuízo. Procure ainda, negociar despesas bancárias e busque um prazo maior para o pagamento de dívidas. 

Além disso, evite fazer despesas desnecessárias. O momento é de instabilidade e não há previsão de quando tudo será normalizado. MANTENHA SUA EMPRESA ON-LINE pois todos estão lá.

3. Liquidação e promoção

Busque fazer promoções de produtos menos vendidos e liquidação de produtos que estão em estoque há muito tempo. Verifique a possibilidade de serviços de entrega e amplie as formas de pagamento para manter os clientes. 

4. Aproveite as ferramentas online

Presta serviços presenciais? Aproveite as ferramentas online de conversa como Skype, Duo e Hangout para agendar reuniões ou dar cursos e consultorias. O período de quarentena pode ser uma boa oportunidade para estudar novos assuntos que vão te acrescentar como profissional. Por exemplo, que tal fazer um curso de educação financeira? 

5. Seja um bom líder

Avalie também seu compromisso social e as necessidades de sua equipe. Serviços que podem ser feitos remotamente devem ser liberados para home office. Não mantenha pessoas aglomeradas em um mesmo ambiente, faça escalas de trabalho ou libere seus funcionários. É muito importante unirmos forças para evitar a propagação do vírus e controlar o número de infectados no país. 

Como sua empresa pode reagir ao coronavírus?

O Sebrae criou um SAC exclusivo para auxiliar os pequenos negócios a tirarem suas dúvidas sobre o que fazer nesta crise. O site reúne informações sobre o que os empresários de todo o Brasil e do mundo têm feito para fortalecer seu negócio. Veja como o Sebrae pode ajudar você a se reinventar. Acesse o link aqui.