Quem nunca se arrependeu de uma escolha na qual pensou estar levando vantagem, mas no final das contas acabou saindo mais caro? Embora pareça óbvio, nem sempre o mais barato é a melhor opção, e isso pode acontecer por diversas razões.
Toda opção tem suas vantagens e desvantagens, por isso que o leitor deve refletir e escolher bem, sempre pensando em prazos longos, riscos de problemas maiores e no tempo que será gasto para realizar esta economia.
Mais da metade dos novos negócios no Brasil acabam em até 5 anos. Há muitos motivos envolvendo esta alta mortalidade, mas uma das principais é a falta de planejamento. Num primeiro momento dinheiro e tempo são economizados ao não contratar consultorias ou fazer um bom planejamento, mas depois esta economia aumenta a probabilidade de imprevistos acontecerem.
E o velho “faça você mesmo” também tem seu papel: é comum se preocupar mais com o custo do que com o resultado, o que é errado.
Desde a automedicação, passando pela economia com profissionais de saúde mais baratos ou até mesmo o Dr. Google, até a tentativa de resolver campanhas de marketing, não envolvendo um profissional especializado.
Na área de Publicidade e Propaganda é comum a ideia de que não é preciso procurar ajuda profissional (pagando uma agência profissional, por exemplo), e achar que é fácil ganhar dinheiro com o famoso Marketing Sobrinho.
O que posso fazer então?
Não há fórmula mágica, mas lembre-se sempre que:
- É importante analisar outras características além do preço inicial ao fazer uma escolha, pois nem sempre a melhor alternativa é a mais barata.
- Sempre procure um Profissional ou uma Empresa especializada, veja seu portfólio, clientes.
- A decisão de pagar ou não por algo deve ser feita com base no quanto você receberá em troca. Se você tem muito a ganhar, não é errado investir bem no Marketing/Produto/Vendedor.
- Tempo é dinheiro, e com o passar do tempo ele se torna cada vez mais valioso. Afinal, quanto vale o tempo que você passa com sua família? Quanto você pagaria para ter mais tempo com ela?